ROTARY CLUB DE LUIZIANA E SECRETARIA DE SAUDE REALIZARAM 139 TESTES NA CAMPANHA HEPATITE ZERO

Postado em: 31 de Julho de 2019 por Rotary Club de Luiziana

Tanto quanto o tratamento, a prevenção é o caminho mais breve para solucionar um problema de saúde. A questão do diagnóstico precoce da Hepatite C foi tratada com seriedade através de ações propostas pelo Rotary Clube de Luiziana em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Na semana passada os rotarianos promoveram a Primeira Campanha Hepatite Zero em Luiziana, que visa a erradicação da doença. O Rotary disponibilizou 200 kits pra a realização dos testes. O trabalho foi executado na sede da Coamo de Luiziana, no calçadão Romão Martins e na Praça da Juventude, totalizando 139 testes rápidos, felizmente nenhum reagente.

A Presidente do Rotary Clube de Luiziana, Elisangela Ferri lembrou que, a campanha Hepatite Zero teve um resultado positivo já que é o primeiro ano que acontece em Luiziana. “Nosso objetivo é ampliar as campanhas, principalmente de saúde, através da Fundação Rotaria com apoio da Secretaria de Saúde, promovendo iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano e social”, declarou.

O secretario de Saúde Edson Liss, disse que apesar do grande fluxo de pessoas que realizaram os testes felizmente não houve nenhum resultado positivo. Ele reforçou que a prevenção é um compromisso de todos. “Essa luta é de toda sociedade e o Rotary através dessa campanha nos ajudou a despertar na população essa preocupação em fazer o teste, visando um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficiente”.

HEPATITE C

Atualmente, o vírus é responsável pela maior epidemia da humanidade, superior à AIDS/HIV em 5 vezes.

A transmissão acontece principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

Alguns dos cuidados passam por não partilhar escovas de dentes, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal, nem seringas e outros instrumentos usados na preparação e consumo de drogas injetáveis e inaláveis, desinfetar as feridas que possam ocorrer e cobri-las. Devem ser sempre usados preservativos nas relações sexuais.